terça-feira, outubro 31, 2006

Hallowe'en

O período de 3 dias que hoje se inicia mistura tradições pagãs e religiosas de forma muito interessante, principalmente nas Ilhas Britânicas.
Os Celtas celebravam a entrada do Ano Novo a 1 de Novembro com um grande festival chamado Samhain. Marcava o fim do Verão, e a entrada na estação do frio e das trevas. Acreditavam que os espíritos vinham à Terra aproveitando as longas horas de escuridão do Inverno. E que as barreiras entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos enfraqueciam durante a passagem de ano. Por isso, acendiam fogueiras para afastar o mal, cantavam e dançavam à volta da luz para se protegerem e rezavam pelas almas que ainda não tinham entrado no paraíso.
O Samhain não perdeu o seu significado com a chegada dos Romanos, que também celebravam as colheitas na mesma época e honravam os mortos numa celebração chamada Feralia. No entanto, com o Cristianismo passou a ser Hallowe'en, que significa apenas véspera do Dia de Todos os Santos (Hallow's Eve/All Hallows Day). Portanto, uma época que, à partida, em nenhuma das tradições tem a ver com artes maléficas.
Os costumes destes dias fundem-se com o passar dos tempos. Pedir doces (Trick or Treat) tem origem no hábito de fazer bolos a 2 de Novembro, o Dia das Almas (All Souls Day), para oferecer aos estranhos que batiam à porta e que, em troca, prometiam rezar pelas almas dos falecidos.



Para uma bruxa, parece claro que a maior fragilidade das tais barreiras deve ser aproveitada. Nesta noite é mais fácil comunicar com os poderes deste e do outro mundo. Seja ou não bruxo(a), se tem pedidos a fazer, faça-os esta noite. Escreva num papel tudo o que o aflige e queime o papel, se possível num recipiente de ferro (o caldeirão da bruxa!?). Acenda velas de cores benéficas e queime incensos que tragam boas vibrações, tome um longo banho com pétalas de flores e um pouco de sal marinho, relaxe... alegre-se e aproveite as coisas boas da vida!
PS: Eu não quero saber nada de bruxas, mas o pouco de tempo que dedicamos a nós mesmos só pode ser bom, né? ;)



Marillion
Beautiful