SUPERESCOLA
Onde estão as melhores escolas do mundo? Aquelas mesmo, mesmo boas, huum? As mesmo, mesmo, mesmo boas? Melhores que a escola da tua mãe, huum? As escolas mesmo, mesmo, mesmo boas, hein?
- ESTÃO EM PORTUGAL, claro!!!
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de Escolaridade, ou seja, Ensino Básico. Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente!
DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
1. Língua Portuguesa
2. História
3. Língua Estrangeira I -- Inglês
4. Língua Estrangeira II -- Francês
5. Matemática
6. Ciências Naturais
7. Físico-Químicas
8. Geografia
9. Educação Física
10. Educação Visual
11. Oferta de Escola : Tapeçaria, Oficina de Artes, Teatro.
12. Educação Visual e Tecnológica
13. Educação Moral R.C. - facultativa, mas está lá para muita gente.
14. Estudo Acompanhado
15. Área Projecto
16. Formação Cívica
- É ISSO! CONTARAM BEM! SÃO 16 (dezasseis) Carga horária = 36 tempos lectivos.
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal? Somos demais, mesmo bons!
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI !!!!
A Escola ainda:
Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso; integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso; não pode esquecer os outros alunos, atestado-médico-excluídos e que também têm enormes dificuldades de aprendizagem; integra alunos oriundos de outros países que, na maior parte das vezes, não falam um &%$%$## de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer &%$%$## (mas como estão habituados a trabalhar arduamente para alcançarem os seus objectivos acabam por atingir níveis iguais ou melhores que os portugueses!); tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos como:
Currículos Alternativos
Percursos Escolares Próprios
Percursos Curriculares Alternativos
Cursos de Educação e Formação
MAS AINDA HÁ MAIS... A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
Educação sexual
Prevenção rodoviária
Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares,etc.
Preservação do meio ambiente
Prevenção da toxicodependência
Etc, etc...
"Peço desculpa por interromper, mas... em Portugal são todos órfãos?"
(possível interpolação da ministra da educação da Finlândia)
Só se encontra mesmo um único defeito: Os professores. Uma cambada de selvagens e incompetentes que não merecem o que ganham e trabalham poucas horas (comparem com os alunos, vá, vá comparem!!). Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados! Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam TPC, que estejam constantemente atentos e calados na sala de aula... e depois ainda ficam aborrecidos quando eles lhes faltam ao respeito!!
Olha que há cada uma!
(texto recebido por e-mail, desconheço o autor, mas gostava de conhecer!)
- ESTÃO EM PORTUGAL, claro!!!
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de Escolaridade, ou seja, Ensino Básico. Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente!
DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
1. Língua Portuguesa
2. História
3. Língua Estrangeira I -- Inglês
4. Língua Estrangeira II -- Francês
5. Matemática
6. Ciências Naturais
7. Físico-Químicas
8. Geografia
9. Educação Física
10. Educação Visual
11. Oferta de Escola : Tapeçaria, Oficina de Artes, Teatro.
12. Educação Visual e Tecnológica
13. Educação Moral R.C. - facultativa, mas está lá para muita gente.
14. Estudo Acompanhado
15. Área Projecto
16. Formação Cívica
- É ISSO! CONTARAM BEM! SÃO 16 (dezasseis) Carga horária = 36 tempos lectivos.
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal? Somos demais, mesmo bons!
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI !!!!
A Escola ainda:
Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso; integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso; não pode esquecer os outros alunos, atestado-médico-excluídos e que também têm enormes dificuldades de aprendizagem; integra alunos oriundos de outros países que, na maior parte das vezes, não falam um &%$%$## de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer &%$%$## (mas como estão habituados a trabalhar arduamente para alcançarem os seus objectivos acabam por atingir níveis iguais ou melhores que os portugueses!); tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos como:
Currículos Alternativos
Percursos Escolares Próprios
Percursos Curriculares Alternativos
Cursos de Educação e Formação
MAS AINDA HÁ MAIS... A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
Educação sexual
Prevenção rodoviária
Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares,etc.
Preservação do meio ambiente
Prevenção da toxicodependência
Etc, etc...
"Peço desculpa por interromper, mas... em Portugal são todos órfãos?"
(possível interpolação da ministra da educação da Finlândia)
Só se encontra mesmo um único defeito: Os professores. Uma cambada de selvagens e incompetentes que não merecem o que ganham e trabalham poucas horas (comparem com os alunos, vá, vá comparem!!). Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados! Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam TPC, que estejam constantemente atentos e calados na sala de aula... e depois ainda ficam aborrecidos quando eles lhes faltam ao respeito!!
Olha que há cada uma!
(texto recebido por e-mail, desconheço o autor, mas gostava de conhecer!)