segunda-feira, abril 17, 2006

Desafio Solidário

O desafio foi-me lançado pela Cainha. Consiste em divulgar uma associação humanitária da nossa escolha, Nacional ou Internacional, e pede um post, um link, um símbolo, um pequeno gesto solidário. E lançar o desafio a mais uns quantos blogueiros. Como não!? Claro que aceito e a Instituição que escolho divulgar é a

Image hosting by Photobucket


Amanhã faz 12 anos que a minha Mãe sucumbiu na luta contra um carcinoma do colo do útero em estadio avançado. A doença deu alguns sinais que ela simplesmente ignorou e quando finalmente a consegui convencer a ir ao médico já era demasiado tarde. Embora o cancro estivesse ainda mais ou menos localizado a sua extensão inviabilizava a histerectomia e o prognóstico inicial de 3 anos de vida (se fizesse tratamentos) falhou por 15 dias.
Foram pois 3 anos de um sofrimento indescritível, mas também de esperança e coragem. Papel fundamental na preparação e recuperação após os primeiros tratamentos, bem como na fase terminal, foi sem dúvida o das Voluntárias da Liga Portuguesa Contra o Cancro, mulheres que venceram a sua própria batalha e que dedicam parte do seu tempo a ajudar as que ainda lutam.
Se tivesse sobrevivido, a minha Mãe cumpriria em 23 de Maio próximo 67 anos.

Divulgar a LPCC pode parecer redundante, mas sei que a minha Mãe aprovaria, e realmente merece o destaque pelo trabalho extraordinário que realiza em várias áreas ligadas à investigação e ao apoio de doentes e familiares.


Image hosting by Photobucket

Dentro da LPCC quero ainda lembrar o Movimento Vencer e Viver que se dedica ao voluntariado junto de mulheres com cancro da mama. Aconselho a visita a estes sites porque a informação nunca é demais. Aprendam a conhecer o vosso corpo para poderem dar conta das pequenas modificações que podem ser sintomas. Sem dramas, mas com a certeza de que a prevenção e a detecção precoce são o melhor remédio. Olhem-se e olhem os vossos companheiros(as). Amar(-se) é cuidar(-se)!


E o Desafio vai directo para:
BLOGotinha, porque sei ser rapariga solidária.
Exacto, exactamente porque sim!
O Vizinho, porque atende sempre quem lá vai pedir um raminho de salsa :)
Praça da República, porque o João deve saber de Instituições alentejanas.
Prova Oral, porque quero ver como o Alvim e a Raquel transformam isto num programa de rádio.
Qualquer deles foi escolhido sobretudo pela visibilidade que tem na blogosfera portuguesa.