sábado, abril 28, 2007

No País das Maravilhas

Há pessoas que não param de me surpreender, infelizmente pela negativa. Maria de Lurdes Rodrigues é uma delas. Esta semana, em entrevista exclusiva à revista Visão (nº 738 - 26 de Abril de 2007) e a propósito do encerramento de escolas no interior do país, sai-se com esta maravilha:


Photo Sharing and Video Hosting at PhotobucketPhoto Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ora bem, esta senhora é supostamente socióloga (e digo supostamente porque no país das maravilhas já nada é credível!), certo? Ou eu estou mesmo muito enganada, ou o interior do país, que, segundo ela, já está abandonado e está de facto, deveria urgentemente ser requalificado para permitir a permanência dos que lá residem e incentivar o repovoamento na tentativa de minorar o isolamento socio-económico. Também não é a minha especialidade. Eu sou só uma pobre Professora de Inglês, mas há uma coisa que as pessoas por vezes possuem... chama-se senso comum.

Este país não tem muito mais riqueza que o seu território, as suas tradições e as suas gentes. Não seria mais lógico criar condições no interior, aumentando a qualidade de vida e incentivando o investimento no turismo e nas pequenas empresas por exemplo, em vez de forçar toda a gente (mesmo os que teimam em ficar por lá) a sair em direcção ao litoral? O sobre-povoamento do litoral não cria condições sociais difíceis de gerir? Se fechamos equipamentos não estamos a excluir os filhos daqueles que não têm posses para os levar às escolas das grandes e médias cidades? Ou esses não são abrangidos pela escolaridade obrigatória e o único futuro que se lhes apresenta é pastar cabras e ovelhas ou ajudar os pais na magra actividade agrícola?

Não é preciso ser sociólogo para perceber que isto não beneficia ninguém. Mas lá está, as medidas que toma são simplesmente economicistas e pensadas para o imediato. Não importam os efeitos que isto venha a ter no futuro, porque no futuro a senhora já não vai estar lá e vai ser outro a carregar com as culpas. Somos gente de memória bem curta.

Como diria a minha avó "que a benza São Luís porque Nosso Senhor é mal empregado!" * Como já está abandonado abandona-se ainda mais, se caíu ainda vamos lá pôr o pé em cima para ter a certeza que não se levanta. Que tristeza!

* Nota: Ainda segundo a minha avózinha do coração, São Luís é o santo patrono dos burros!

Etiquetas: