quarta-feira, julho 19, 2006

Mais (Des)Educação 6

Este Ministério vai de barraca em barraca... muitos outros fizeram o mesmo, andavam era mais caladinhos e não se notava tanto. E porque estes abriram o precedente, todos lhes pedem explicações sobre as atitudes que tomam, todos lhes criticam a incompetência e a falta de coerência. Quem distribui paulada a torto e a direito, eventualmente acaba por levar também. E desta vez a culpa não é dos professores, menos mal.
Então agora são os exames do 12º ano!? A questão é que sempre apareceram exames mal elaborados e com erros. E critérios de correcção que apenas contribuiam para aumentar a confusão. Lembro-me de ter ligado para esclarecer dúvidas quanto à correcção de exames e de, muitas vezes, ser recebida por vozes anónimas que me tratavam com a arrogância natural de quem não está habituado a ser questionado. Há anos que os professores se queixam, mas também há muitos anos que o autismo dos vários seres, supostamente pensantes, que povoam o ME não dá resposta adequada.
Mas para a Ministra repetir um exame é uma coisa mínima... nada de especial, é coisa barata e sem consequências de maior.
Então vamos lá a isso!