Mais (Des)Educação 5
É com alguma amargura e muita preocupação, que tenho escrito nesta rúbrica. E não, não é por ter de ser avaliada, sempre o fui de uma forma ou outra e como já disse antes estou muito perto do topo da carreira, já sou cota... Com o novo ECD provavelmente não vou lá chegar, mas continuarei perto!
Desde a primeira Reforma do Sistema Educativo no princípio dos anos 90 assistimos a um facilitismo crescente que em nada contribui para a elevação dos padrões de literacia deste país. Já todos sabemos isso! Todos os anos as novidades lançadas pelo ME, complicam o trabalho dos docentes e cada vez mais dão aos alunos a ideia de que é perfeitamente possível ser aprovado com esforço mínimo, ou mesmo zero. A cultura do suficiente, do satisfaz-pouco-mas-até-satisfaz, não nos leva a lado nenhum. Poucos, muito poucos, mesmo os bons alunos, trabalham para a excelência. Os próprios pais dizem, repetidamente, que é preciso é ter 3. E isto não se muda com papeladas, não se muda impedindo os professores de exercerem a sua autoridade, não se muda a inventar obstáculos que tornam a reprovação dos alunos quase impossível. Não se muda fazendo depender a progressão do professor da progressão dos alunos, por muito que eu concorde que a qualidade de um profissional se refecte na qualidade dos seus resultados.
Enfim, coisas que me parecem simples de entender! Aqui está um exemplo prático das novas tendências... porque descomprimir também é preciso:
As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação.
Aqui está um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores devem adoptar, a bem dos tempos modernos.
Avaliação de um exercício nos tempos que correm... em acordo com as orientações ministeriais:
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?
A . EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B . ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado , verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.. a sua intenção era, portanto, boa.
C . AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...
...."EXCELENTE"...
....e afirmar que o aluno...
...."PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!
Desde a primeira Reforma do Sistema Educativo no princípio dos anos 90 assistimos a um facilitismo crescente que em nada contribui para a elevação dos padrões de literacia deste país. Já todos sabemos isso! Todos os anos as novidades lançadas pelo ME, complicam o trabalho dos docentes e cada vez mais dão aos alunos a ideia de que é perfeitamente possível ser aprovado com esforço mínimo, ou mesmo zero. A cultura do suficiente, do satisfaz-pouco-mas-até-satisfaz, não nos leva a lado nenhum. Poucos, muito poucos, mesmo os bons alunos, trabalham para a excelência. Os próprios pais dizem, repetidamente, que é preciso é ter 3. E isto não se muda com papeladas, não se muda impedindo os professores de exercerem a sua autoridade, não se muda a inventar obstáculos que tornam a reprovação dos alunos quase impossível. Não se muda fazendo depender a progressão do professor da progressão dos alunos, por muito que eu concorde que a qualidade de um profissional se refecte na qualidade dos seus resultados.
Enfim, coisas que me parecem simples de entender! Aqui está um exemplo prático das novas tendências... porque descomprimir também é preciso:
As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação.
Aqui está um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores devem adoptar, a bem dos tempos modernos.
Avaliação de um exercício nos tempos que correm... em acordo com as orientações ministeriais:
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?
A . EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B . ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado , verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.. a sua intenção era, portanto, boa.
C . AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...
...."EXCELENTE"...
....e afirmar que o aluno...
...."PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!
(recebido por e-mail)
PS: Isto faz-me lembrar a forma como os nossos governantes falam da economia deste país, ou da inflação, ou dos níveis de desemprego... e não sei se chore ou se ria!
PS: Isto faz-me lembrar a forma como os nossos governantes falam da economia deste país, ou da inflação, ou dos níveis de desemprego... e não sei se chore ou se ria!