quinta-feira, agosto 17, 2006

Festas de Coruche

Andei por ali com uma amiga, conheci gente nova, um serão diferente do habitual.
Fui, na 3ª feira... dia de Ranchos Folclóricos!

A conversa, como as cerejas, puxa daqui e dali e vai mais um porquito assado e vai mais um panaché, e fandango. Pois, à beirinha do Sorraia dançou-se o fandango. Falou-se de ensiná-lo às novas gerações para não deixar morrer uma tradição, uma arte tão característica e tão difícil. Porque é preciso talento, aquilo não é só um olari-lo-lé...


E eu, desculpem-me mas sou assim, tenho alguma dificuldade em acreditar no sucesso de uma possível iniciativa desse tipo. Mais rapidamente se inscrevem os jovens para aprender sevillanas, samba ou capoeira.
E porquê? Apenas porque somos portugueses e o que é nosso tem um imenso rótulo negativista. E como alguém disse podiam estar ali a fazer o pino e a dançar nas pontas dos polegares que ninguém aplaudia. Apenas porque somos portugueses e o que é nosso está fora de moda. Mais ainda para a geração morangueira e floribelista que só pensa em hip-hop, rap e outros que tais!

Isto digo eu que ando um bocado desiludida com o meu país... e gostaria tanto de não ter razão.
Sábado lá estarei de novo, vou ver os GNR ;) que são muito nossos!