sexta-feira, outubro 20, 2006

Chantagem? Naaa...

IV Proposta de Alteração do Estatuto da Carreira Docente

[...]
Contudo, no sentido de corresponder às preocupações manifestadas por alguns professores e de reconstruir a relação com as associações sindicais, decidiu apresentar-lhes este documento. Trata-se, porém, de uma proposta condicionada à obtenção de um compromisso que, pondo termo à conflitualidade que nas últimas semanas se tem desenvolvido e criando um clima de serenidade, possibilite a sua efectiva aplicação nas escolas.(pág.2, penúltimo § do documento)
[...]
O Ministério da Educação entende que as alterações que propôs são absolutamente necessárias. Por isso, em nome do interesse público, não poderia nunca renunciar a introduzi-las. Poderá introduzi-las com a colaboração das associações sindicais representativas dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário, ou sem essa colaboração. O Ministério da Educação prefere, naturalmente, contar com essa colaboração.(pág.6 - E eu não posso deixar de acrescentar "Tão simpáticos que eles são! Até nos dão a oportunidade de colaborar...")
[...]
São estas as propostas que o Ministério de Educação está disposto a concretizar no caso de obter da Plataforma Sindical um compromisso que proporcione um clima de serenidade que permita desenvolver uma colaboração frutuosa na regulamentação de aspectos importantes do ECD e na resolução de problemas que preocupam muitos professores.(pág.8, último § do documento)




Tudo isto significa que ou te portas bem, ou levas c'a proposta inicial! De qualquer maneira estarás sempre lixado com F grande...


Podem, e devem!, ler a proposta na sua totalidade aqui.


Para os distraídos que ainda não sabem bem o que se passa (e que não são assim tão poucos!), podem ver aqui as diferenças entre o ECD antigo - que, de facto, não era grande coisa e nisso todos estamos de acordo - e o ECD que agora o ME nos quer impingir à força toda!