terça-feira, outubro 17, 2006

Em dia de Greve Nacional de Professores

Neste dia de luta pelos direitos que temos, e apenas porque me enche de orgulho ter tido professores extraordinários que em tanto contribuiram para a minha formação científica e pessoal, deixo aqui a resposta que a minha Professora Maria Emília Fonseca (e é um privilégio poder dizer minha Professora e Professora da minha filha!) deu a este post onde lhe presto uma tão singela homenagem.
Porque para a maioria dos professores o sucesso dos alunos é importante e é motivo de orgulho, porque para a maioria dos professores conseguir deixar boas recordações num aluno é importante, muito mesmo! Porque o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos com os nossos alunos é importante e enche-nos de emoção, e é a mais importante compensação que temos! Por tudo isto e porque me apetece mimar-me e mimar todos os colegas que hoje estão em greve, e os que estão a trabalhar também, aqui fica ;)


Minha Muito Querida São,
Que grande emoção - só mais uma!!! - ler as coisas lindíssimas que li no seu "blog"!!! Confesso que fiquei arrepiada e... correu-me uma lágrima de profunda alegria, orgulho, gratificação pelo rosto abaixo!!! São, de facto, estas coisas que dão sentido à nossa vida e à nossa profissão!
(...)
Embora me seja muito difícil pôr em palavras tudo o que me vai no coração... tenho absolutamente que aqui deixar o meu muito sincero testemunho da enorme alegria e sentida emoção, não só por ter o privilégio de contar com a sua (/minha...) Maria João entre os meus alunos, mas também pelo simples - mas tão importante - facto de ela ser SUA filha, filha de uma aluna brilhante que iluminou os meus ainda algo verdes primeiros anos na Faculdade de Letras!
Deus me dê força e energia para conseguir deixar na Maria João uma lembrança tão bonita e tão comovente como aquela que li no seu "blog"! E... oxalá eu esteja à altura de alunas/os como a São foi e como a Maria João já se está a revelar como sendo. It does run in the family!

E, sim, I'll take very good care of your (and my...) kid, for she deserves it! She's very special to me already and I only hope I shall never disappoint her!

Espero que possamos continuar este tão especial contacto que em boa hora retomámos... graças à feliz coincidência de a Maria João ser minha aluna, tal como a São foi!

Um enorme beijo cheio de carinho e gratidão,
Maria Emília

Sou eu que lhe agradeço a luz, a inspiração, o saber que com todos nós partilhou. Todas as vezes que nos ralhou, que nos elogiou, que nos fez querer fazer mais e melhor!

Um abraço apertadinho para si, e na sua pessoa para todos os professores deste país :)