terça-feira, novembro 07, 2006

Gosto de ti!

A primeira impressão que uma pessoa me causa é muito importante para mim. É assim uma coisa de pele, de olhos nos olhos. Quando gosto de alguém olho muito para essa pessoa, olho nos olhos para ver mais além, para chegar à alma. E mesmo quando vejo coisas que, pelos meus padrões, não são muito agradáveis, se a primeira impressão foi boa, procuro encontrar motivos para tolerar esses defeitos, procuro encontrar o melhor para sobrepor ao pior. Procuro mesmo encontrar esses defeitos porque são eles que nos dão uma dimensão humana. Associo sempre a perfeição demasiada a uma certa falsidade.

Quando não gosto à primeira levo tempo a interessar-me por essa pessoa. A simpatia é forçada pela boa educação. Disfarço a indiferença porque não gosto de magoar ninguém gratuitamente, mas nem sempre sou bem sucedida. Não sei explicar o que me leva a não gostar, evito pensar nisso, e na maior parte das vezes afasto a pessoa e esqueço-a. Se sou forçada a conviver com ela não é raro dar comigo a pensar que talvez não lhe tenha concedido crédito suficiente. E tento, mas é sempre difícil apagar a tal primeira impressão.
Ainda não há muito tempo, em conversa com uma amiga sobre uma pessoa que a prejudicou bastante, percebi que o meu sexto sentido tinha motivos para nunca ter adiantado grande relacionamento com essa mesma pessoa.

Há pessoas com quem me relaciono diariamente através do blog, por exemplo. Gosto muito de algumas delas, e julgo que elas notam isso, mesmo não as conhecendo pessoalmente. Não estranhem se, quando finalmente nos encontrarmos frente a frente, o meu olhar entrar pelo vosso de forma despudorada. Não estranhem se vos tocar, se de repente, e sem razão aparente, vos apertar as mãos. Não se surpreendam se perceberem que vos cheiro. É apenas o meu lado animal a ganhar terreno em relação a todas as regras de comportamento em sociedade que os meus paizinhos me incutiram. Estarei apenas a tentar perceber se realmente pertencem à minha alcateia.
E será da mesma forma, simples e sem rodeios, que vos direi "Gosto de ti!"... ou não.