segunda-feira, abril 09, 2007

Reunião de Família

Levantar cedo, acordar as "crianças", duches à vez, quem usa o secador primeiro, preparar pequenos-almoços, pôr cremes, perfume, xiça que ainda tenho que ir encher o depósito do carro, vestir à pressa enquanto eles comem, sair a correr... auto-estrada, ponte Vasco da Gama, A1, duas horas e tal de caminho até Sever do Vouga - a terra do pai das "crianças".

Opá, que raio de ideia, fazes-me andar este caminho todo quando podia ter ido só até à Figueira da Foz...!
Sever está quase igual, pouca coisa mudou. Da A1 entra-se na A25 em direcção a Albergaria-a-Velha e depois na velha estrada cheia de curvas que, segundo consta, foi projectada por um engenheiro inglês que a tudo respondia yess, yesss e mais yessss. Lá continuam os esses a demonstrá-lo!

E de repente, todos reunidos no Restaurante Vitorino (agora completamente remodelado!), sentados a uma enorme mesa redonda: os miúdos, o pai deles, a ex-sogra, o ex-cunhado, o ex-sobrinho, e eu. O almoço pedido por mim como condição sine qua non para a visita, vitela assada com batatas e arroz de forno, e encomendado com antecedência pela "sogrinha", as conversas a recordar outros almoços no mesmo local, outros tempos comigo e sem mim..., Olha, agora já podemos ir lá passar um fim de semana nas férias do João. Não te importas, pois não?, pois, sei lá, acho que não, por favor tirem-me deste filme, tirem-me este sorriso diplomático da cara e expliquem a esta gente que o facto de estar sózinha não muda nada!

Depois do almoço, visita obrigatória à Cabreia - uma cascata no rio Mau, parceiro do rio Bom e ambos afluentes do Vouga, que com os seus 25 metros de altura é a maior de Portugal e a quarta da Europa - e aos seus recantos de extraordinária beleza natural. Devia ter-me lembrado que o amor pela natureza sempre foi uma das coisas que partilhámos antes de calçar os sapatinhos de salto, mas pronto, nunca me incomodou andar descalça e o local vale o esforço.


Fim do passeio numa pastelaria com água refrescante e um café, juntar coragem à vontade para a viagem de regresso a casa, muitos beijos e adeuses, até outro dia! Pelo caminho uma sensação de dever cumprido e alívio... fila de alguns quilómetros perto da saída para Santarém, música bem alto, dançar e cantar sob os olhares entre a surpresa e a reprovação dos restantes condutores. Zeus me valha, há gente muito mal disposta por essas estradas fora!

E finalmente em casa. A Luna aos saltos, feliz e curiosa pelos cheiros desconhecidos. Cá estamos os quatro de novo, sem presença masculina, sem figura paterna, sem lhe sentir a falta. Um dia com a família alargada é suficiente para percebermos a cumplicidade que cada vez mais nos une. Somos uma família inteira :)

Etiquetas: ,