quarta-feira, abril 19, 2006

Adeux Franxixko dox Murangox...

dino só d xaber k nunka + te vou ver... fiko bue d trixte! erax um actor expectakular...erax uniko!extex diax têm xido buex d dificeix para mim.. tenhu xorado todox ox diax... nem seker konxigo ver ox murangox... ver-t a representar e sabendo k n extax vivo,kuxta mt... o teu xorrixo alegrava o meu koraçao... erax o melhor actor dox murangox.. n mereciax ixto... eu ainda n extou em mim! erax da mh familia.. apexar d nunka t ter konhecido pexxoalmente, xinto um karinho do tamanho do mundo...só d penxar k nunka + vou ver-t a representar...k nunka + vou ver exxex olhox lindox, exxe xorrixo magnifiko, exxe korpo expectakular....apetece-m morrer!!! kando olho para uma foto tua, xoro,xoro e xoro.... durmo todox ox diax kom exxa foto ao meu lado... goxtava mxm mt d ti! erax a pexxoa + fofa,linda,divertida k konhecia! n xei komo akonteceu ixto... erax tao novo... erax uma pexxoa boa...ta-m a kuxtar tanto!... para mim erax a perxonagem melhor dox morangox e xabendo k morrex-t n dá prazer ver ox murangox...xei k n xegax-t a realizar o teu xonho(fazer teatro) max tu mereciax... vou ter mtax xaudadex...fika bem e k deux t proteja... fikarax para xempre no meu koraçao...só tive pena d nunka t poder abraçar... se eu podexxe pedir um dexejo a deux, pedia k tu akordaxxex da morte e k vivexxex outra vex e k realizaxxex o teu grande xonho... k vivexxex outra vex kom um xorrixo na kara...adeux franxixko... fika bem e até um dia...milhoes d bjox para um anjinho lindo k entrou no meu koraçao...ADORO-T MT MT DINO
Afixado por sofia em abril 19, 2006 12:23 PM


Eu nem queria escrever nada sobre a morte trágica do actor Francisco Adam, entre vários motivos porque me recorda a morte de vários dos meus amigos, jovens promissores colhidos na Primavera da vida (saudades Zé Gato, João, Levy, Lebre e Nuno!) pelos excessos de velocidade, de bebida, de drogas, de fatalidade, pela vertigem de viver no limite própria de quem está na adolescência ou recém saído dela. Também porque sou mãe e não consigo sequer imaginar a dor que deve ser a perda de um filho.
No entanto, um passeio pelos blogs que o fizeram deixou-me a pensar numa quantidade de coisas e todas elas relacionadas com o mediatismo desta tragédia. O mediatismo que tudo ignora a bem do aumento das audiências, que exacerba emoções e sentimentos sem ter em conta os resultados nefastos que isso pode implicar.
Quem era o Francisco? Um jovem como tantos outros, com a diferença de representar um personagem famoso da novela "Morangos com Açúcar" (devo dizer que até à sua morte nunca o tinha visto e não fazia a mais mínima ideia de quem seria este "dinoman"... pois, vejo pouca televisão!). Um dos oito que morreram na estrada nesta Páscoa.
Quem choram as jovenzinhas? O Francisco? Não, que esse era tão somente um jovem como tantos outros que perseguem sonhos e lutam para alcançar objectivos de vida e a grande maioria nunca sequer o tinha avistado em carne e osso. Choram o Dino, um personagem de ficção que existe apenas pela magia da gogglebox. O Dino não morreu ainda, mas suspeito que os guionistas da novela lhe estejam já a planear um fim digno da histeria colectiva a que assistem desde que o Francisco se foi. Se tivesse sido um dos outros (knock on wood!), chorariam igualmente, e seria esse o melhor deles todos. Zeus me valha, que neste país melhoramos paradoxalmente depois de mortos!
Ontem as minhas alunas queriam que eu as dispensasse da aula para assistirem ao funeral. Tentei explicar porque não o fazia. Não via nenhum motivo de força maior para tal. Uma disse-me que eu era muito má. Acredito. Se é ser má não fomentar o sofrimento desnecessário em rapariguinhas de 12-13 anos, eu sou um monstro de crueldade!
Aproveitei para reforçar a ideia de que nenhuma delas sabia quem era o Francisco, e que ninguém vai ficar de luto se o Harry Potter ou o Bart Simpson morrerem. É exactamente a mesma coisa! E convem não misturar fantasia e realidade.
A realidade neste caso é que morreu um jovem de 22 anos, e devemos respeito à dor dos que lhe eram próximos. Que não somos nós. A realidade neste caso é um desatino que mistura actor/personagem e foi a dificuldade em gerir esta confusão que levou alguns famosos ao suicídio.
É pena, claro que sim. Custa sempre ver partir alguém desta forma absurda. Mas também custa ver crianças a morrer de fome em África e não andamos por aí a chorar por causa disso. Tratem de explicar estas coisas aos vossos filhos.
«É preciso que estas crianças separem a realidade da ficção e que percebam que não morreu ninguém de família», refere a pedopsiquiatra Maria José Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
Muitos jovens absolutamente desconhecidos morrem nas nossas estradas. Muitos morrem ou suicidam-se por várias razões ou por razão nenhuma. O meu amigo Levy morreu de um ataque de coração com 23 anos de idade, quase a terminar o curso de Direito com brilhantes classificações em Coimbra. O Luís "Zé Gato" e o João eram irmãos e morreram ambos em acidentes de automóvel no espaço de um ano. O Nuno apareceu morto, com evidência de ter sido enterrado ainda vivo por elementos ligados ao submundo das drogas que tinha deixado há cerca de 2 anos. Querem mais tragédia?