domingo, dezembro 10, 2006

Igualdade de direitos

Recebi no mail esta sugestão:

Nas avaliações do 1º período, seguir o exemplo da Ministra...

Seguindo o exemplo da desgorvenada que se diz Ministra da Educação, vou estabelecer quotas nas notas já do primeiro período. Assim: 5% para o nível 5 e 10% para o nível 4. Se no resto da turma tiver mais alunos com avaliações destes níveis, paciência, ficam com nível 3. Assim promovo o mérito dos alunos.
Se os pais se sentirem revoltados que se queixem à ministra. Se é bom quotas para os professores, deve ser excelente para os alunos. Atenção que também tenho uma filha na escola. Espero que os professores dela adoptem a mesma medida. Direitos iguais para todos.
João Paulo Silva (in Público Online)
(obrigada César!)


Dar aos alunos um pouco do veneno da nossa "sinistra" não pode ser a solução como é óbvio. Mas lá que fazia algum sentido, isso fazia! Se um professor mesmo sendo excelente não pode ter acesso aos patamares superiores da carreira e está sujeito à quota de Professores Titulares da escola onde estiver efectivo, porque não aplicar isto aos seus alunos?
Desta forma as criancinhas aprendem desde cedo que não vale a pena ser bom ou muito bom. Não importa o esforço ou a qualidade do trabalho produzido se o número de lugares mais elevados já está atribuído. Ou seja, em cada escola só um número predefinido de pessoas podem ser consideradas excelentes e receber a respectiva recompensa por isso! É altamente motivador...