quarta-feira, março 21, 2007

Dia Mundial da Poesia

Neste dia uma homenagem ao meu poeta, ao poeta do amor, ao grande Eugénio de Andrade. Apenas isso, e não sei melhor forma de celebrar a chegada da Primavera! Deixo-vos com as palavras do Mestre.





Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Respiras
como se pela garganta
deslizasse todo o azul de espanha
a noite
a língua do vento
sem outras mãos
outros olhos
para beber no escuro

Deita-te
sobre o meu peito
inclina
até ao chão
as frágeis
hastes da beleza

as palavras
onde te escondes
altas
passam
passam as águas
dóceis
do verão




É tempo
já as amoras sangram
é tempo ainda

abre-me as portas do teu corpo
ó meu amor
deixa-me entrar

Já sobre ti
de aroma em aroma
os lábios todos
caem
nupciais ou mortais os corpos
são para penetrar
lenta oh lentamente

com duas mãos
duas rosas
duas conchas
delicadas sobre a nuca

sobre as ervas ~
o leite
espesso do silêncio



in Véspera da Água, Eugénio de Andrade

Etiquetas: