quarta-feira, maio 31, 2006

Mais (des)Educação 2

Eu creio bem que esta história dos pais a avaliarem os professores tem sido empolada de modo a disfarçar outras questões bem mais preocupantes. Andam a lançar areia para os olhos do pessoal é o que é, com a conivência dos orgãos de comunicação social que, como sempre, apenas arejam o que é mais mediático...

Senão, vejam só:
Artº 111 da Proposta de Alteração do Regime Legal da Carreira do Pessoal Docente apresentada pelo Governo:

"1 – O exercício de funções docentes em estabelecimentos de educação ou de ensino públicos é feito em regime de exclusividade.

2 – O regime de exclusividade implica a renúncia ao exercício de quaisquer outras actividades ou funções de natureza profissional, públicas ou privadas, remuneradas ou não, salvo nos casos previstos nos números seguintes.

3 –É permitida a acumulação do exercício de funções docentes em estabelecimentos de educação ou de ensino públicos com:
a) Actividades de carácter ocasional que possam ser consideradas como complemento da actividade docente;
b) O exercício de funções docentes em outros estabelecimentos de educação ou de ensino."

Então e se eu quiser fazer trabalho voluntário numa qualquer instituição de carácter social? Será que posso ensinar inglês aos ursos do Jardim Zoológico, ou isso é uma actividade profissional? E se eu quiser pintar quadros, ou fazer colares e brincos de missangas? Será que posso depois vender essas minhas criações e continuar a ser professora ou estarei a violar o regime de exclusividade? Atenção que o artigo diz mesmo "públicas ou privadas, remuneradas ou não"...

Será que posso continuar a escrever no meu blog? Será que posso fazer o jantar, passar a ferro a roupa da família... isso deve ser permitido, ninguém acha que seja trabalho... ok, pessoal, estão safos, vão continuar a comer as sopinhas da mãe e a vestir t-shirts desenrugadas!


PS: Isto é impressão minha, ou há aqui uma tendência fascizante?
Vejam aqui como o (IN)Docentes desmonta a proposta de ECD de forma curta e clara (leiam tb os comentários pq vale a pena)... interessante, não é?