sábado, maio 05, 2007

Ando a ouvir Radiohead outra vez

Gosto de música inglesa, música inovadora e alternativa! Gosto de música que se fundamenta em personalidades e pontos de vista que saem do usual mainstream. Uma boa letra é no mínimo 50% de uma boa canção e é-me difícil apenas ouvir a música se a letra não falar comigo. A não ser que esteja numa discoteca e o objectivo seja apenas mover o esqueleto e atordoar os ouvidos.
Isto para explicar o gosto pelos Radiohead, a banda de Oxford que surgiu no final dos anos 80 e teve o seu primeiro grande sucesso com Creep, single do primeiro album Pablo Honey em 1993. Durante algum tempo parecia até que Creep era a única razão de ser dos Radiohead, tal foi a popularidade desta tema. Não é por acaso que raramente a tocam ao vivo - recusam a facilidade, o imediatismo. E vão muito mais longe, experimentando novas sonoridades que acompanham o ambiente algo soturno das letras. Algumas das suas canções mais marcantes nem sequer foram lançadas em CD, permanecendo um pouco na penumbra e conhecidas apenas dos fãs da banda. Que são muitos!



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Os Radiohead são, pela ordem das imagens acima, Thom Yorke (voz, guitarra e piano), Jonny Greenwood (guitarra, teclado e piano), Ed O'Brien (voz e guitarra), Collin Greenwood (viola baixo) e Phil Selway (bateria).


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A criação musical da banda insiste nos temas que marcaram a cultura dos finais do século 20, dominada pelo existencialismo urbano, a tecnologia, a doença e o amor das letras depressivamente estranhas de Thom Yorke.
Lançaram 6 albuns, dos quais o terceiro, OK Computer, é considerado o mais extraordinário e inovador tendo arrecadado o Grammy Award for Best Alternative Album de 1997. Junto com Urban Hymns dos The Verve, este album foi considerado o grande sopro de ar fresco no desmaiado Britpop Movement. Ainda hoje é considerado um dos mais importantes albuns de sempre e colocou os Radiohead na categoria de grandes estrelas dos 90, ao lado dos U2 ou dos R.E.M.
Os albuns seguintes consolidam a qualidade inovadora da banda, ora enveredando por sons mais electrónicos e experimentais, ora regressando à força das guitarras, mas sempre com arranjos de uma meticulosidade complexa. Prevê-se o lançamento do seu sétimo album no segundo semestre deste ano.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


"If you want to be entertained, go and see Hanson"
"I love life, but there's so much shit to deal with"
"Insight is someting I always see to be harming more than words ever will do"
Thom Yorke

People are aware, but not that bothered.
(As pessoas estão conscientes, mas nem por isso estão incomodadas)
The most essential thing in life is to establish a heartfelt communication with others.
(A coisa mais importante na vida é estabelecer uma comunicação sincera com os outros)
It's easy to be miserable. Being happier is tougher - and cooler.
(É fácil ser infeliz. Ser feliz é muito mais duro - e mais fixe)
Radiohead (excertos de entrevistas)

Etiquetas: