Presente de Hallowe'en
Para todos os que visitam a caixinha de pandora aqui fica um presente especial, a magia das fadas ;)
Escolham em vossa casa, no jardim, ou num jardim perto de casa, a vossa flor preferida e queimem um incenso de canela (simboliza prosperidade) de modo a que a cinza faça um círculo à volta da flor. A fada dessa flor protegerá a vossa casa e a vossa família se escreverem AINE (Rainha das Fadas e Senhora da Lua) à porta e pronunciarem baixinho a palavra Dinnshenc sempre que saírem de casa.
Que o vosso caminho se ilumine de estrelas. Feliz Samhain :)
Hallowe'en
O período de 3 dias que hoje se inicia mistura tradições pagãs e religiosas de forma muito interessante, principalmente nas Ilhas Britânicas.
Os Celtas celebravam a entrada do Ano Novo a 1 de Novembro com um grande festival chamado Samhain. Marcava o fim do Verão, e a entrada na estação do frio e das trevas. Acreditavam que os espíritos vinham à Terra aproveitando as longas horas de escuridão do Inverno. E que as barreiras entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos enfraqueciam durante a passagem de ano. Por isso, acendiam fogueiras para afastar o mal, cantavam e dançavam à volta da luz para se protegerem e rezavam pelas almas que ainda não tinham entrado no paraíso.
O Samhain não perdeu o seu significado com a chegada dos Romanos, que também celebravam as colheitas na mesma época e honravam os mortos numa celebração chamada Feralia. No entanto, com o Cristianismo passou a ser Hallowe'en, que significa apenas véspera do Dia de Todos os Santos (Hallow's Eve/All Hallows Day). Portanto, uma época que, à partida, em nenhuma das tradições tem a ver com artes maléficas.
Os costumes destes dias fundem-se com o passar dos tempos. Pedir doces (Trick or Treat) tem origem no hábito de fazer bolos a 2 de Novembro, o Dia das Almas (All Souls Day), para oferecer aos estranhos que batiam à porta e que, em troca, prometiam rezar pelas almas dos falecidos.
Para uma bruxa, parece claro que a maior fragilidade das tais barreiras deve ser aproveitada. Nesta noite é mais fácil comunicar com os poderes deste e do outro mundo. Seja ou não bruxo(a), se tem pedidos a fazer, faça-os esta noite. Escreva num papel tudo o que o aflige e queime o papel, se possível num recipiente de ferro (o caldeirão da bruxa!?). Acenda velas de cores benéficas e queime incensos que tragam boas vibrações, tome um longo banho com pétalas de flores e um pouco de sal marinho, relaxe... alegre-se e aproveite as coisas boas da vida!
PS: Eu não quero saber nada de bruxas, mas o pouco de tempo que dedicamos a nós mesmos só pode ser bom, né? ;)
Marillion
Beautiful
HAAhhhh!
Jesus Christ All Mighty, suddenly they both thought it was just a nightmare. Or a dream come true!!!
Bom Dia!
Foto de Donald Miralle Jr., USA, Getty Images
1º Prémio Worldpress Sports Action, 2005
E lá fui eu...
com a minha amiga Yura ver o Filme da Treta.
E que grande treta... nonsense completo, disparate mesmo, do princípio ao fim, e umas boas gargalhadas para descomprimir, que isto de andar de testa franzida faz rugas ;)
Não há muito para dizer, aquilo só pode ter sido o resultado de uma fenomenal bebedeira do Zézé e do Toni, mas vê-se bem e o pessoal sai de lá com os músculos da face exercitados.
Recomendo! Principalmente a quem gostou de ver a Conversa da Treta.
Porque hoje é Sábado*
A série The X-Files sempre me fascinou, continuo a ver episódio atrás de episódio, religiosamente, todas as semanas.
Será que simplesmente ...
Ou é mais por isto? * Título inspirado nos posts de sexta-feira do Papo-Seco. Depois disto ainda vai uma sandes de atum? ehehe... bom fim de semana!
Visitante 15 000
O visitante nº 15000 acabou de sair... é da região de Lisboa e chegou aqui através do blog da minha querida Lara, mas demorou-se pouco :( Espero que volte!
Memories keep coming back...
|
Foi um tempo estranho aquele, há uns 5 anos atrás. Nos Estados Unidos recebiam-se cartas-bomba com um tal pózinho branco chamado Antrax.
Eles trocavam muitos e-mails, o correio normal já estava a cair em desuso. E ela lembrou-se de lhe enviar uma carta. Escrita com letras recortadas de revistas, e com pó de talco a cheirar a jasmim. A voz dele ao telefone, depois de a receber, tinha acordes de paixão que ainda hoje ecoam no coração dela! (recordação despoletada pelo concurso iniciado pela fresquinha no seu blog.)
|
De Espanha...
... nem bom vento nem bom casamento! E continuamos nos videos, ehehe!! Mas mais logo tenho uma preparada, directa para o desafio da fresquinha ;) Olhem só a confusão que o señor cura armou!Pode levar um bocadinho, mas vale a pena. Ah, e desliguem a música que está uns posts abaixo ;)
Borboleta
O poder de uma simples borboleta... porque os azares acontecem todos os dias! lololl, hoje tou virada para os videozinhos :)
Been somewhere interesting lately?
Tenho as melhores amigas do mundo
... e arredores! Uma envia-me um belo Bife na Pedra, preocupada com o minha falta de apetite e os efeitos que isso possa ter na minha saúde. E hoje é a River que se preocupa com a limpeza do meu carrito (bem sujinho, que eu sou muita preguiçosa para o limpar!) e oferece-me os préstimos dos seus mordomos.Sou uma mecita cheia de sorte, é só mimos para onde quer me vire! Não vos mereço, eu que hoje só vos dei Banana Split...
Banana Split
Logo a seguir ao bife...
Mas porquê?
Uma mulher conduz o seu carro numa estrada. À mesma hora um homem conduz o seu carro na mesma estrada, mas em sentido oposto. Quando se cruzam, a mulher abre a janela e grita:
- Cavalo!
Ao que o homem responde:
- Vaca!
Ambos seguem o seu caminho. Mas o homem, que continua sorridente e feliz pela prontidão da sua resposta, ao fazer uma curva....
Moral da História - Os homens nunca entendem o que uma mulher diz!
KT Tunstall
Other Side of the World
Eu até podia...
... mas não me apetece torrar a vossa paciência com ninharias!PS: Isto foi só para, democratica e educadamente, lhe retribuir o link... lololl!
Bife na Pedra
A minha querida Jacky sabe que eu ando com falta de apetite... e mandou-me este bifinho! Obrigada linda, sempre preocupada com as amigas, é por estas e outras que gosto tanto de ti ;) lololll
Viagem no tempo...
Nem eu acredito no sonho completamente estapafúrdio que tive esta noite. A coisa está definitivamente agreste, ehehe!
Ora bem, no sonho matei uma pessoa empurrando-a de um farol para o vazio. Até aqui tudo bem, quero dizer, tudo mal porque isto de ser assassina tem os seus contras, principalmente se quem vai descobrir o que se passou são nada mais nada menos que os Famosos Cinco. Sim, é isso mesmo, a Zé, mais os primos e o Timmy... oh Zeus me valha, que isto não é normal!
Bem, serviu para recordar leituras da infância - cresci com a Anita (Martine no original francês) e o seu mundo tão perfeito. Como ela também eu era aventureira, amiga da natureza, adorava a escola, ajudava a mãe e queria um irmãozinho. Cliquem nas imagens para ver a página da Anita actual e uma viagem no tempo que mostra como ela se foi adaptando às novas gerações. É fantástico!
Os Famosos Cinco moldaram o meu gosto por tudo o que é misterioso e vivi com eles grandes aventuras. Ainda sonho com eles, pois! Cliquem nos meus preferidos para recordar...
Muito antes da série animada da história de Heidi e Pedro, já eu tinha lido os livros de Johanna Spyri. E muito antes do Pequeno Cid, a história de El Cid Campeador e a sua famosa espada Tizona já era minha conhecida, lida em espanhol como convêm a uma menina que queria aprender a falar outros idiomas.
Lembro-me de um livrito pequeno - História de um Cãozinho - do qual não recordo o autor mas que sempre me levava às lágrimas. E de um livro enorme de capa dura, Os Cisnes Selvagens. E outro com uma colecção de clássicos infantis. Pelos meus 12 anos comecei a ler literatura portuguesa, mas lembro-me de não ter muita paciência para as enormes descrições de Júlio Dinis. E depois, depois passei a autores como Irving Wallace - adorei O Prémio e Sábado à Noite, Domingo de Manhã - ou Heins Konsalik. Li também sobre a famosa Christianne F., alcoólica e drogada aos 13 anos, e o extraordinário Kinder vom Banhofzoo (Os Filhos da Droga). Algum tempo antes tinha descoberto através da Professora Maria José, uma estagiária cheia de sonhos, que tudo o que sentimos está na poesia. E nunca mais parei!
Tenho todos os meus livros, tantos que não os consigo arrumar nas estantes. Muitos dos da infância e adolescência estão guardados em caixotes no sótão. De vez em quando vou lá, mexo e remexo, lavo-me em lágrimas com a tal história do cãozinho e recordo o limoeiro e o grande tronco onde me sentava a ler... volto para casa, encho a Luna de mimos e sigo em frente :)
Ah, coitada da senhora!
in Portugal Diário
Coitada, nunca deve ter tido um orgasmo, ou então sou eu que não sou de grandes conversas ;)
Por outro lado, essa do aeródromo também me deixa algo suspicious... pode não ser um grande aeroporto internacional, mas pelo menos um para vôos nacionais e de médio curso, tenha dó... que se passa consigo, querida Louann!!??
Produto Nacional
Porque gosto, porque é lindo, porque é nosso e porque ainda não recuperei do impacto que esta música teve em mim!
E amanhã é 2ª feira outra vez! Tenham uma boa semana :)
David Fonseca
Hold Still
Parabéns querida!
Pelo muito que nos deste nestes 2 anos do WebClub (WC para os amigos, ehehe!) um grande obrigada. E que continues assim, ventania viva, forte e resistente! Pela poesia, pelos autores que vais divulgando, pelas imagens tão belas, pelas palavras com que enfeitas os nossos dias :)
Bom dia!?
Eu vejo televisão com alguma irregularidade. Vejo muito a Fox porque tem séries espectaculares, o Premium quando algum filme me interessa, o People&Arts, o História e o Biography e pouco mais! Não vejo novelas e, de modo geral, qualquer dos nossos canais me deixa de boca aberta, é que não há pachorra mesmo!...
Ultimamente ando a ver a SIC Notícias, e o resultado tem sido um agravamento do meu estado de saúde. A angústia aumenta e estou em crer que não vou aguentar muito mais!
É que as novidades são espantosas... entre a valente argolada do Orçamento de Estado para 2007 e a última do Presidente Bush que, em relação à guerra no Iraque, diz ir "mudar de táctica sem mudar de estratégia" nem sei por onde escolher.
Bem, vou passear a Luna, ou com a Luna, sei lá...!
John Mayer
Cute guy, nice voice, fantastic swing!
John Mayer
Waiting For The World To Change
Ranking das Escolas
Como sempre, a MINHA Escola (onde tive o privilégio de leccionar durante 12 anos seguidos) é, de longe, a melhor Secundária do distrito de Évora!
You Give Me Something...
Todos os que aqui passam me dão algo de si, palavras, mimos, tempo... e isso é muito bom :)
Retribuo com a voz melodiosa de James Morrison e a beleza das bailarinas de Degas.
Bom fim de semana para todos!James Morrison
You Give Me Something
Chantagem? Naaa...
IV Proposta de Alteração do Estatuto da Carreira Docente
[...]
Contudo, no sentido de corresponder às preocupações manifestadas por alguns professores e de reconstruir a relação com as associações sindicais, decidiu apresentar-lhes este documento. Trata-se, porém, de uma proposta condicionada à obtenção de um compromisso que, pondo termo à conflitualidade que nas últimas semanas se tem desenvolvido e criando um clima de serenidade, possibilite a sua efectiva aplicação nas escolas.(pág.2, penúltimo § do documento)
[...]
O Ministério da Educação entende que as alterações que propôs são absolutamente necessárias. Por isso, em nome do interesse público, não poderia nunca renunciar a introduzi-las. Poderá introduzi-las com a colaboração das associações sindicais representativas dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário, ou sem essa colaboração. O Ministério da Educação prefere, naturalmente, contar com essa colaboração.(pág.6 - E eu não posso deixar de acrescentar "Tão simpáticos que eles são! Até nos dão a oportunidade de colaborar...")
[...]
São estas as propostas que o Ministério de Educação está disposto a concretizar no caso de obter da Plataforma Sindical um compromisso que proporcione um clima de serenidade que permita desenvolver uma colaboração frutuosa na regulamentação de aspectos importantes do ECD e na resolução de problemas que preocupam muitos professores.(pág.8, último § do documento)
Tudo isto significa que ou te portas bem, ou levas c'a proposta inicial! De qualquer maneira estarás sempre lixado com F grande...
Podem, e devem!, ler a proposta na sua totalidade aqui.
Para os distraídos que ainda não sabem bem o que se passa (e que não são assim tão poucos!), podem ver aqui as diferenças entre o ECD antigo - que, de facto, não era grande coisa e nisso todos estamos de acordo - e o ECD que agora o ME nos quer impingir à força toda!
Ah bom!
Já pensava que não havia curiosos... desta é mesmo a sério, e já lá estou. Começou mal, tinham perdido a minha imagem, vamos ver se acaba bem :)
Ide ver ide, e adivinhem qual é o meu PEEP!
PS: E de seguida, aproveitem e façam o vosso...
No Doubt
It's My Life
Don't you wish...
... your girlfriend was fun like me? ;)
Olha só o ego em alta... ;) lolollPussy Cat Dolls
Don't Cha
More memories...
Entrou em casa e viu um caminho de velas pelo corredor. Peças de roupa caídas no chão. Baixou-se e apanhou uma e outra. Seguiu as velas até à porta do quarto, abriu a porta... e lá estava ela, deitada na cama com um sorriso de menina matreira que acaba de fazer uma maldade. Deixava-o louco a capacidade que ela tinha de o surpreender!
Em dia de Greve Nacional de Professores
Neste dia de luta pelos direitos que temos, e apenas porque me enche de orgulho ter tido professores extraordinários que em tanto contribuiram para a minha formação científica e pessoal, deixo aqui a resposta que a minha Professora Maria Emília Fonseca (e é um privilégio poder dizer minha Professora e Professora da minha filha!) deu a este post onde lhe presto uma tão singela homenagem.
Porque para a maioria dos professores o sucesso dos alunos é importante e é motivo de orgulho, porque para a maioria dos professores conseguir deixar boas recordações num aluno é importante, muito mesmo! Porque o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos com os nossos alunos é importante e enche-nos de emoção, e é a mais importante compensação que temos! Por tudo isto e porque me apetece mimar-me e mimar todos os colegas que hoje estão em greve, e os que estão a trabalhar também, aqui fica ;)
Minha Muito Querida São,
Que grande emoção - só mais uma!!! - ler as coisas lindíssimas que li no seu "blog"!!! Confesso que fiquei arrepiada e... correu-me uma lágrima de profunda alegria, orgulho, gratificação pelo rosto abaixo!!! São, de facto, estas coisas que dão sentido à nossa vida e à nossa profissão!
(...)
Embora me seja muito difícil pôr em palavras tudo o que me vai no coração... tenho absolutamente que aqui deixar o meu muito sincero testemunho da enorme alegria e sentida emoção, não só por ter o privilégio de contar com a sua (/minha...) Maria João entre os meus alunos, mas também pelo simples - mas tão importante - facto de ela ser SUA filha, filha de uma aluna brilhante que iluminou os meus ainda algo verdes primeiros anos na Faculdade de Letras!
Deus me dê força e energia para conseguir deixar na Maria João uma lembrança tão bonita e tão comovente como aquela que li no seu "blog"! E... oxalá eu esteja à altura de alunas/os como a São foi e como a Maria João já se está a revelar como sendo. It does run in the family!
E, sim, I'll take very good care of your (and my...) kid, for she deserves it! She's very special to me already and I only hope I shall never disappoint her!
Espero que possamos continuar este tão especial contacto que em boa hora retomámos... graças à feliz coincidência de a Maria João ser minha aluna, tal como a São foi!
Um enorme beijo cheio de carinho e gratidão,
Maria Emília
Sou eu que lhe agradeço a luz, a inspiração, o saber que com todos nós partilhou. Todas as vezes que nos ralhou, que nos elogiou, que nos fez querer fazer mais e melhor!
Um abraço apertadinho para si, e na sua pessoa para todos os professores deste país :)
O Inominável
Passei ali no Palácio de Sua Alteza Real a Princesa Sissi... gosto de a ler, muito!
E a propósito deste post de Sua Alteza lembrei a educação liberal que tive... liberal, tendo em conta que nasci em Évora, em 1960, frequentei o Colégio das Irmãs Doroteias e lidava diariamente com famílias alentejanas bastante tradicionais.
Sempre achei estranho que as minhas amigas comentassem, completamente em estado de choque, ter visto o pai nú, ou terem descoberto que os pais praticavam o tal acto inominável.
Na minha casa, a nudez não se exibia propositadamente, mas também nunca se escondeu. Os meus pais dormiam com a porta do quarto entreaberta, mas quando estava fechada eu sabia que não podia entrar e sabia que o inominável estava em pleno desenvolvimento. Fui habituada a pensar que duas pessoas que se amam fazem sexo e que isso faz parte da vida e da natureza humana. Quando tive idade para compreender também soube que se faz sexo sem amor. E que isso também faz parte da natureza humana. Imagino que o meu pai continue sexualmente activo e cheio de vitalidade (ou não se teria preocupado com a ligeira inflamação da próstata que o levou a fazer exames e a descobrir ainda muito a tempo o cancro que começava a desenvolver-se!) e isso alegra-me bastante.
Lembro-me que na praia só comecei a usar a parte de cima do bikini quando eu mesma achei que o devia fazer. Nenhuma das minhas amigas a tirava e eu seguia a onda, claro! Mas adorei quando, muito mais tarde, passou a ser moda tirar. E ainda hoje uso bikini, apesar da minha barriguita cortada ao meio por duas cesarianas, apesar de ter amamentado as minhas crianças e isto estar numa de ceder à força da gravidade. Azar... gosto de mim assim, e se me olham não me preocupa que vejam aquilo a que, ternurenta, chamo as marcas do amor pelos meus filhos.
Os meus filhotes são educados da mesma forma, e muito francamente, penso que é muito mais grave ouvir os pais numa discussão daquelas feias que ouvir gemidos de amor e prazer.
Ambos sabem que eu e o pai deles nos amámos e praticámos bastante o inominável ;)
Depois do divórcio também nunca escondi o meu segundo relacionamento e creio bem que devem ter ouvido algumas coisas. Não sou, nem gostaria que os meus filhos pensassem em mim como uma boneca de porcelana. Claro que não lhes ando a contar detalhes da minha vida íntima, nem aprovo promiscuidades, cada um tem o seu espaço que não partilha se não desejar fazê-lo. Mas sabem que sou uma mulher inteira, um ser humano com as suas qualidades e fragilidades, com as suas paixões, amores e desamores! Sabem e admiram isso.
São ambientes e formas de educar, e as pessoas crescem de modos muito diversos. Mas aqui para nós Sissi, que ninguém nos ouve, não tenha medo! Os miúdos aprendem a respeitar, e a respeitarem-se, quando as coisas são encaradas de forma natural. Muito mais grave é o que eles ouvem todos os dias sobre as injustiças e crueldades do mundo que nos rodeia. Agora lembrei-me do John Lennon... :) até logo!
E amanhã...
ok, reconheço, isto já parece uma canção do José Cid... ontem hoje e amanhã, ehehe!
Mas amanhã é mesmo um dia importante para a luta dos professores. E eu sou professora.
E não resisto a publicar aqui um texto do Professor Eduardo Prado Coelho:
O umbigo da Ministra da Educação deve ser tão GRANDE que não a deixa ver/ouvir opiniões diferentes da sua. Há qualquer coisa que não está a funcionar bem no Ministério da Educação. Existe uma determinação em abstracto do que se deve fazer, mas compreensão muito escassa da realidade concreta.
O que se passa com o ensino do Português e a aprendizagem dos textos literários é escandaloso. Onde deveria haver sensibilidade, finura e inteligência na compreensão da literatura, há apenas testes de resposta múltipla completamente absurdos. Assim não há literatura que resista. Há tempos, dei o exemplo da regulamentação por minutos e distâncias de determinadas provas. O ministério respondeu-me que se baseavam na mais actualizada bibliografia e que tinham tido reacções entusiásticas perante tão inovadoras medidas. Não me convenceram minimamente. Trata-se de dispositivos ridículos e hilariantes, que provocam o mais elementar bom senso.
O problema reside em considerar os professores como meros funcionários públicos e colocá-los na escola em sumária situação de bombeiros prontos para ocorrer à sineta de alarme. Mas a multiplicação de reuniões sobre tudo e mais alguma coisa não permite que o professor prossiga na sua formação científica. Quando poderá ler, quando poderá trabalhar, quando poderá actualizar-se? Não é certamente nas escolas que existem condições para isso. Embora na faculdade eu tivesse um gabinete, sempre partilhado com mais quatro ou cinco pessoas, nunca consegui ler mais do que uma página seguida. Não existem condições de concentração. Pelo caminho que as coisas estão a tomar, assistiremos a uma barbarização dos professores cada vez mais desmotivados, cuja única obsessão passa a ser defenderem-se dos insultos e dos inqualificáveis palavrões que ouvem à sua volta. A escola transforma-se num espaço de batalha campal, com o apoio da demagogia dos paizinhos, que acham sempre que os seus filhos são angelicais cabeças louras. E com a cumplicidade dos pedagogos do ministério.
Quando precisaríamos como de pão para a boca de um ensino sólido,estamos a criar uma escola tonta e insensata. Nesta benemérita tarefa tem-se destacado o secretário de Estado Valter Lemos. É certo que a personagem se diz e desdiz, avança e volta atrás, com a maior das facilidades. Mas o caminho para onde parece querer avançar é o de uma hostilização e incompreensão sistemática da classe dos professores. Com isto prejudica o país, e prejudica o Governo, com um primeiro-ministro determinado e competente, mas que não pode estar atento a todos os pormenores. E prejudica o PS, mas não sei se isto preocupa. Vem agora dizer que o professor deve avisar previamente que vai faltar, o que no limite significa que eu prevejo com alguns dias de antecedência a dor de dentes ou a crise de fígado que vou ter. E que deve dar o plano da aula que poria em prática caso estivesse em condições. Donde, as matérias são totalmente independentes de quem as ensina, basta pegar no manual, e ala que se faz tarde. Começa a tornar-se urgente uma remodelação do Governo, mas isso é tema delicado a que voltarei mais tarde.
(O negrito é da minha autoria.)
Amanhã os professores estão em greve pela necessidade absoluta de pôr termo ao autismo e patetice deste Ministério. Depois de amanhã também. E não, não vamos de fim de semana prolongado!
Funny memories...
A primeira vez que tiveram uma discussão quase lhe saía um Catarina pela boca fora... para ela foi engraçado que a ele lhe ocorresse o nome da ex-mulher quando discutiam, divertiu-a o olhar embaraçado dele, a tentativa desajeitada de remediar a situação no momento. Adorou o ramo de flores que recebeu pouco depois...
Agora, uma gaffe destas será corrigida sem problemas - a um Sã... que se solte sem pensar, é fácil acrescentar ...dra. Muito mais fácil que Cat... são! lololll ;)
Coisas de quem anda à chuva
Ao acordar ainda antes do dia despontar, um golfista constata que chove a potes e que a temperatura ronda os zero graus. Sem se amedrontar, decide meter-se a caminho do campo de golfe a fim de jogar a sua partida semanal, mas dá meia volta quando começa a nevar copiosamente.
Regressado a casa, veste o pijama e volta para a cama. Aninhando-se junto à mulher, justifica-se:
- "Está um tempo horrível lá fora!".
Meio a dormir, a mulher desabafa:
-"E acreditas que mesmo assim o parvo do meu marido foi jogar golfe?"
É grave... eu, por exemplo, jamais poderia ter um amante - tenho o péssimo hábito de falar a dormir!
Hoje
Mais um que se vai, mas que se passa com esta gente? Não tarda até eu vou... tal seria a enchente!
Querido amigo, que tudo seja bom por lá... e sendo tão longe lá, não será certamente suficiente para nos perdermos de vista. Adoro-te :)
PS: Já andava preocupada com a minha falta de apetite, mas afinal ficou demonstrado que, na companhia certa, ainda sou capaz de comer e chorar por mais! Estou a falar de cozinhados, ok?!
Ontem
Foi um dia longo, um dia bom, mas apesar de tudo solitário. Não há pior solidão que a que sentimos quando estamos rodeados de pessoas. Mas isso agora não interessa nada.O Bruno e a Carla casaram-se, e foi lindo ver sonhos tornados realidade. Aguarda-se reportagem fotográfica ;)...E a River faz aninhos hoje (parabéns outra vez, lindona!), e apesar do cansaço que já se apoderava de mim, não podia perder a festa que começou ontem e entrou pela madrugada! Adorei as conversas, quase aos gritos porque o som estava tão alto, mas ainda assim a música dos anos 80 estava absolutamente fantástica...Cheguei a casa quase às 6 da manhã! Ah, obrigada RB pela companhia até ao carro, adorei conhecer-te :)
Sexta-Feira 13
NÓ CEGO*
Sou bruxa misteriosa,
é melhor que nem saibas dos meus segredos.
Lançei-te um feitiço de desejo e fogo,
escrito na alma,
alinhavado na pele.
Talvez te morda
e me alimente do teu sangue,
ou talvez, sem pressas, possa curar-te as feridas.
Nunca te perdoarei o nó cego
com que me apertas o coração.
Talvez te ate
e sobre ti ensaie a dança dos sentidos.
Ao castigar-te
talvez te permita conhecer o meu mundo
o infinito e a loucura.
Talvez fique,
talvez apenas desvaneça numa brisa de incensos e estrelas.
* - Versão actualizada de um escrito de 2002.
Mulheres
LÉXICO FEMININO . ...Para decifrar uma mulher (actualização da PORTO EDITORA)
'Pois'
É a palavra que a mulher usa para acabar uma discussão quando ela decidiu que tem razão e quer mandar calar o homem, o qual ainda não entendeu quem tem mesmo razão.
'Cinco minutos'
Se ela está a vestir-se, significa meia hora; "cinco minutos" só quer mesmo dizer "cinco minutos" se o homem pediu "cinco minutos" para ver o fim do jogo antes de ajudar na cozinha, levar o saco do lixo à rua, ou reparar o interruptor.
'Não é nada'
Deve ser interpretado como a calma antes da tempestade. Significa "alguma coisa", e é sempre um sinal de alarme. As discussões começam com "Não é nada", e costumam acabar com "Pois. "
'Faz como quiseres...'
É sempre um desafio, nunca uma autorização. O homem corre perigo sério se tentar fazer como quer!
Suspiro profundo
Na realidade não é uma palavra, mas uma afirmação não verbal que os homens raramente compreendem. O suspiro significa que o homem é um idiota, e que ela pergunta a si mesma de que serve perder tempo a discutir com um idiota - quase sempre a propósito de "nada" .
'Está bem'
É uma das afirmações mais perigosas que uma mulher pode fazer a um homem. "Está bem" significa que ela vai pensar bastante antes de decidir como e quando o homem vai pagar o mais caro possível pelo seu erro.
'Obrigada...'
Não é aconselhável tentar saber o que ela está a agradecer. O homem acabará por descobrir qual o preço a pagar.
'Como queiras'
É a maneira de uma mulher chamar "seu $@% !" ao homem.
Recebi por e-mail vindo da Jacky. Devo dizer que o meu "como queiras" é um bocadinho diferente. Normalmente significa que não me apetece perder mais tempo com discussões que não chegam a lado nenhum. Significa que não vai ser nada como ele quiser mas, eventualmente até vai parecer que é ;)
Depois não digam que não foram avisados, rapazes! Quem é amiga, quem é? lolololl :)
Publicidade
A guerra do marketing automóvel no seu melhor!
Memories again...
Ao pé dos moinhos do Alto de S. Bento... vista de lá, Évora parece fundir-se num céu estrelado de fins de Abril. No carro, uma súbita urgência colou-lhes as bocas, os corpos já meio despidos, iluminados pela lua.
E de repente, um grupo de adolescentes sai não se sabe de onde e cantam, cantam com vozes ébrias "Ao passar o ribeirinho pus o pé, molhei a meia, pus o pé..."
O riso, e de novo a paixão, the point of no return...
Memories...
Avenida da República numa madrugada qualquer. Os carros param nos semáforos. Ela sai a correr até ao carro dele e, pela janela aberta, beija-lhe a boca. Olhares surpreendidos, sorrisos. Volta a correr e seguem! Ele ficou sem palavras... :)
It runs in the family...
Os genes são absolutamente fantásticos. Herdei do meu pai muitas coisas boas, da minha mãe outras tantas, e, claro, algumas más. Os olhos castanhos são da minha mãe, e eu preferia os verdes do meu pai... o nariz veio dele, e eu preferia o dela... a pele veio dele e com ela o eczema primaveril, e eu sempre admirei a dela, branca e macia (hoje sei que é pelo tipo de pele herdada do meu pai que não tenho rugas. Alguma vantagem haveria!)
Os meus filhos também herdaram, claro, de mim e do pai e também dos avós. Ele é parecido com o pai, mas tem os ombros bem direitos como eu. Ela é mais parecida comigo, também tem o dito eczema primaveril, mas tem do pai a tendência para curvar os ombros.
Os dois herdaram de mim a paixão pela Língua Inglesa. Ele pode chumbar o ano, mas tem 5 a Inglês. Ela nunca reprovou, e está já no 2º ano da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. A minha Faculdade, a minha Universidade.
Hoje perguntou à Professora de Inglês, Maria Emília Fonseca, se recordava uma aluna de 81/82. Uma alentejana que andava sempre com a sua melhor amiga, a Maria João. E a professora recordava sim, uma boa aluna não se esquece facilmente. E esta boa aluna também não esqueceu uma excelente professora, na altura de apelido Esteves, acabadinha de chegar, cheia de entusiasmo, de trato fácil, que exigia na medida que dava. E dava muito... nunca lhe agradeci, a não ser com a saudade que tantas vezes senti das nossas aulas. Faço-o hoje publicamente!
Pois é, a minha professora de Inglês na Faculdade é hoje professora da minha filha e já percebeu que gostar e saber de Inglês really runs in the family...
Take care of my kid, dear Teacher! She´s so proud of being one of your students :)
Desree
You've Gotta Be
1ª reunião da Mui Nobre Associação dos P.U.T.A.
Ontem, pelas vinte horas e trinta minutos, mais atrasado menos atrasado, no restaurante "O Mirante", teve lugar a criação da P.U.T.A. ( Professores Unidos Trabalhando Afincadamente). Durante a reunião, e de acordo com a Ordem de Trabalhos previamente estabelecida, os fundadores desta novíssima Associação - com fins altamente lucrativos do ponto de vista da sanidade mental dos actuais e futuros membros - discutiram, entre secretos de porco preto, mista de carnes à brasileira e cataplana de tamboril (tudo regado com a bela da sangria, mas isto não pode constar da Acta oficial... óbiste Silvana?) os estatutos e o plano de actividades a implementar já a partir do próximo mês de Novembro.
A reunião decorreu dentro da normalidade esperada em tais eventos sem nenhuma ocorrência digna de registo. Nada de graçolas fora de contexto, nada de gargalhadas a marcar de forma chocante a presença do grupo. Não cantámos parabéns à associada Mila. A ocasião exigia decoro e trabalho árduo e nem o karaoke nos distraiu da nossa importante missão.
Após o produtivo e cansativo jantar, ninguém se desgraçou para o resto da vida cantando "Mania de Você" da Rita Lee por duas vezes (e se algum papparazzi disser o contrário está a mentir descaradamente!), muito menos um faduncho para adultos do qual nem me lembro o nome pois esta membrana fundadora é uma senhora, que não haja dúvidas! O associado Rui Torres fez sentir o seu peso dentro da Associação, ou seja, à associada São, mas não mergulhou na pista de dança nem utilizou linguagem imprópria, e como é óbvio não tentou vender-nos absolutamente nada. Ninguém bebeu caipirinhas, para que conste nem sequer sabemos o que isso é! Aliás, qualquer bebida com menos de 20º está absolutamente banida pelos estatutos da Associação. Queremos é Cantadores! As associadas Cecília Eiffel, Silvana, São, Anabela e Mila não sacudiram as ancas ao som de músicas do demo, todos resistiram estoicamente no firme propósito de vir a obter uma condecoração por actos de importância maior na busca incessante de novas formas de melhorar o processo ensino-aprendizagem. Que eu seja já aqui fulminada por uma mó de moinho sem buraco se não for a própria Milú Rodrigues a condecorar-nos!!
Apesar do cansaço e intenso cheiro a suor, ainda se decidiu que a Ordem de Trabalhos da próxima reunião estará subordinada à dúvida que nos atormenta a todos pela sua complexidade e possível influência negativa na formação das novas gerações, e que aqui deixo na esperança de algumas sugestões para debate: "Se o cú é mais pequeno que a boca, porque é que o supositório é maior que o comprimido?"
E nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada esta primeira sessão de trabalho dos P.U.T.A. aguardando o registo fotográfico do extraordinário acontecimento numa das próximas edições das revistas Caras ou Lux que, evidentemente, já nos contactaram na esperança de obter o exclusivo (ainda estamos a ver quem dá mais!).
A (auto-nomeada) porta-voz dos P.U.T.A.,
São Alves Cabeça
PS: Alguém se lembra que horas eram? Isto não é serviço extraordinário? É que já me dava jeito o dinheirito... Ah, é verdade, agora só recebemos a 23, que cabeça a minha!!! ehehe ;)
With A Little Help From My Friends
By Joe Cocker
Todos os dias...
Todos os dias
há um pedaço de ti que arranco de mim.
E nunca mais as minhas lágrimas
regaram as raízes que vais deixando.
Imagino-te feliz, a tua pele colada noutra pele,
sabendo que na minha pele
lavraste os sulcos da tua incerteza,
e nela exorcisaste tristeza e insegurança.
Imagino-te tranquilo num abraço indolor
sabendo que no meu colo
aliviaste a tua intranquilidade,
sabendo que no meu abraço
tantas vezes encontraste abrigo.
Imagino-te feliz na beleza de lugares que não conheço
sabendo que a felicidade que nos uniu
existia num qualquer lugar.
Levanto dentro de mim
altos muros sem portas nem janelas
para matar todas as borboletas
de asas multicolores que para ti pintei.
Todos os dias fecho um pouco mais
o espaço que dentro de mim ainda é teu...
todos os dias te roubo um pouco de ar
e inspiro profundamente.
The Thrills
Not For All The Love In The World
E amanhã...
Constipada ou não, amanhã é dia de visitar amigos... dia de voltar ao lugar que me viu nascer.
Ia dizer "de onde nunca deveria ter saído", mas pensei melhor e deveria sim, porque tudo o que fazemos na vida tem um propósito e se tivesse ficado lá muita coisa boa que aconteceu na minha vida provavelmente não teria acontecido. Não quero ser ingrata :)
Amanhã é dia de voltar ao Alentejo...
Horas mortas... Curvada aos pés do Monte
A planície é um brasido e, torturadas,
As árvores sangrentas, revoltadas,
Gritam a Deus a benção duma fonte!
E quando, manhã alta, o sol posponte
A oiro a giesta, a arder, pelas estradas,
Esfíngicas, recortam desgrenhadas
Os trágicos perfis no horizonte!
Árvores! Corações, almas que choram,
Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!
Árvores! Não choreis! Olhai e vede:
Também ando a gritar, morta de sede,
Pedindo a Deus a minha gota de água!
Florbela Espanca
Cenas de Gaja
É já hoje o lançamento do livro baseado no blog "Cenas de Gaja" Aventuras da Princesa Sissi no Reino das Pessoas Crescidas.
Lá estarei e espero conseguir um autógrafo de Sua Alteza ;)
Actualização: Isto só a mim... uma febre, muitos espirros, garganta inflamada e tosse, pois! E não pude acompanhar a nossa princesa :(
Ninja Generator
And may The Force be with you!Boa semana :)