Bom dia!
Para os que estão a trabalhar, e também para os arquitectos e engenheiros civis que fizeram ponte ;)
Tenham uma boa semana!
Etiquetas: segundas-feiras
No País das Maravilhas
Há pessoas que não param de me surpreender, infelizmente pela negativa. Maria de Lurdes Rodrigues é uma delas. Esta semana, em entrevista exclusiva à revista Visão (nº 738 - 26 de Abril de 2007) e a propósito do encerramento de escolas no interior do país, sai-se com esta maravilha:
Ora bem, esta senhora é supostamente socióloga (e digo supostamente porque no país das maravilhas já nada é credível!), certo? Ou eu estou mesmo muito enganada, ou o interior do país, que, segundo ela, já está abandonado e está de facto, deveria urgentemente ser requalificado para permitir a permanência dos que lá residem e incentivar o repovoamento na tentativa de minorar o isolamento socio-económico. Também não é a minha especialidade. Eu sou só uma pobre Professora de Inglês, mas há uma coisa que as pessoas por vezes possuem... chama-se senso comum.
Este país não tem muito mais riqueza que o seu território, as suas tradições e as suas gentes. Não seria mais lógico criar condições no interior, aumentando a qualidade de vida e incentivando o investimento no turismo e nas pequenas empresas por exemplo, em vez de forçar toda a gente (mesmo os que teimam em ficar por lá) a sair em direcção ao litoral? O sobre-povoamento do litoral não cria condições sociais difíceis de gerir? Se fechamos equipamentos não estamos a excluir os filhos daqueles que não têm posses para os levar às escolas das grandes e médias cidades? Ou esses não são abrangidos pela escolaridade obrigatória e o único futuro que se lhes apresenta é pastar cabras e ovelhas ou ajudar os pais na magra actividade agrícola?
Não é preciso ser sociólogo para perceber que isto não beneficia ninguém. Mas lá está, as medidas que toma são simplesmente economicistas e pensadas para o imediato. Não importam os efeitos que isto venha a ter no futuro, porque no futuro a senhora já não vai estar lá e vai ser outro a carregar com as culpas. Somos gente de memória bem curta.
Como diria a minha avó "que a benza São Luís porque Nosso Senhor é mal empregado!" * Como já está abandonado abandona-se ainda mais, se caíu ainda vamos lá pôr o pé em cima para ter a certeza que não se levanta. Que tristeza!
* Nota: Ainda segundo a minha avózinha do coração, São Luís é o santo patrono dos burros!
Etiquetas: preocupações
Mudanças
A mudança, seja ela qual for, é quase sempre difícil de aceitar. Não só pelo medo que nos causa o desconhecido, mas pela insegurança que produz perder o que nos é familiar.
No entanto, é necessária. Por vezes é mesmo inevitável. E pode ser muito agradável se mudamos para melhor, ou para o que pensamos possa ser melhor. Há sempre muitas dúvidas - será que vai correr bem, será que aqui me vou sentir em casa, será que vou gostar de me ver, será que me vou adaptar a esta situação, a este trabalho, a estas pessoas, a esta nova vida? Há o friozinho na barriga, o medo de falhar, de não ser capaz de dar conta do recado no novo emprego; há o desconforto inicial, os gestos já mecanizados que precisamos substituir, a reorganização do quotidiano, os ruídos e os cheiros estranhos na nova casa; há a aceitação e interiorização de modos de estar diferentes, de hábitos novos na nova cidade ou país; e tudo isto pode piorar se incluirmos relacionamentos pessoais. Por outro lado, há a novidade, o prazer da descoberta, o testar da nossa capacidade de nos reinventarmos num dia-a-dia que queremos cada vez melhor.
Acredito que só nos devemos arrepender do que não fazemos. Pior que suportar os resultados de uma má mudança, será viver para sempre sem saber como teria sido! O importante é tentar, é evoluir, é ambicionar ir mais longe, é não se acomodar no menos mau ou no mais ou menos. Importante mesmo é não parar no tempo porque a vida não se compadece daqueles que chegam atrasados.
Etiquetas: Brain Storms
Orlando Bloom
Consegui finalmente confundir a vossa memória visual e baralhar-vos os neurónios. Ai meninas, este é só (!?) o inesquecível elfo Legolas nos filmes da série "Lord of the Rings", senhor de um olhar absolutamente mágico, Orlando Bloom ... in full bloom, ladies... e sem orelhas pontiagudas ;)
Mais aqui, e aqui, e aqui, e aqui, e aqui... e aqui! We just can't get enough ;)Etiquetas: jeitosos, olhares
O penteado ideal
Pelo menos a cor não anda muito longe!
The hairstyle that goes best with your character is...
Medium Spiky
E tu? Qual é o teu penteado ideal? Etiquetas: whatever..., wwweb
Um olhar mágico...
... mas não é o David Copperfield, não! Sabem de quem são estes olhos? humm...!?Etiquetas: olhares
Liberdade
| É fácil estabelecer a ordem de uma sociedade na submissão de cada um dos seus componentes a regras fixas. É fácil moldar um homem cego que tolere, sem protestar, um mestre ou um Corão. Mas é muito diferente, para libertar o homem, fazê-lo reinar sobre si próprio. Mas o que é libertar? Se eu libertar, no deserto, um homem que não sente nada, que significa a sua liberdade? Não há liberdade a não ser a de «alguém» que vai para algum sítio. Libertar este homem seria mostrar-lhe que tem sede e traçar o caminho para um poço. Só então se lhe ofereceriam possibilidades que teriam significado. Libertar uma pedra nada significa se não existir gravidade. Porque a pedra, depois de liberta, não iria a parte nenhuma. Antoine de Saint-Exupéry, in "Piloto de Guerra"
|
A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço.
José Martí, in "Discursos"
Etiquetas: Brain Storms, dias especiais
Vou ali...
... já venho! Etiquetas: goin' somewhere?
O castigo
Epístola de Santo Alberto João aos Madeirenses, ouve-nos Senhor, àmen!
Etiquetas: preocupações
Bom dia!
Comecem bem a semana com um óptimo pequeno almoço de 2ª feira!Etiquetas: segundas-feiras
O Rey...
Não há outro, o Rey, imperador, deus grego... sei lá! Devia estar no Louvre ao lado das estátuas de Apolo e Dioniso, ehehe!
Só para vocês, minhas queridas amigas:
Reynaldo Gianecchini
E como sempre acertaram à primeira! Vocês são demais... têm os meninos bonitos todos controladinhos ;) Cliquem na última para verem mais!
Etiquetas: jeitosos, olhares
We'll always have Paris...
Ilsa: Play it once, Sam. For old times' sake.
Sam: [lying] I don't know what you mean, Miss Ilsa.
Ilsa: Play it, Sam. Play "As Time Goes By."
Ilsa: I wasn't sure you were the same. Let's see, the last time we met...
Rick: Was La Belle Aurore.
Ilsa: How nice, you remembered. But of course, that was the day the Germans marched into Paris.
Rick: Not an easy day to forget.
Ilsa: No.
Rick: I remember every detail. The Germans wore gray, you wore blue.
Ilsa: Kiss me. Kiss me as if it were the last time.
Ilsa: But what about us?
Rick: We'll always have Paris. We didn't have, we, we lost it until you came to Casablanca. We got it back last night.
Ilsa: When I said I would never leave you.
Rick: And you never will.
Filme - Casablanca (1942) de Michael Curtiz com Ingrid Bergman e Humphrey Bogart nos papéis de Ilsa Lund e Rick Blaine. Uma obra prima...
... y siempre nos quedará Paris. Te quiero!
Etiquetas: cinema, nostalgia
Olhares à 5ª...
Desta vez sem qualquer ajuda... quem é, quem é? ;)Etiquetas: jeitosos, olhares
Vale do Jerte
Ali no país vizinho, entre Plasencia e Ávila, estende-se o vale do rio Jerte (ou Xerte). Zona de reservas naturais, aldeias rodeadas de bosques de carvalhos, castanheiros e cerejeiras, cascatas e pequenos lagos, e todo o esplendor da natureza que se possa imaginar.
Nesta época misturam-se verdes e castanhos com muito branco. Visto de longe parece um nevão! Mais de perto são milhares de cerejeiras em flor. As cerejas do Vale são famosas pelo seu sabor e doçura.Apetece-me a cor, o cheiro, a tranquilidade, os passeios à beira rio. Fazes-me uns "brincos de cereja"?
Etiquetas: goin' somewhere?
Parabéns Élia!
És uma das estrelas mais brilhantes no passeio da minha vida! És uma grande Amiga, uma grande Mulher, excelente Professora... e eu só posso agradecer a tua presença no meu caminho :)
Parabéns. Beijo no coração!Etiquetas: friendship
Bom dia!
Bom dia e boa semana para todos!
Sentem-se, os ovinhos mexidos, o sumo de laranja e o cafézinho já estão à vossa espera no jardim... um pequeno almoço primaveril.
Etiquetas: segundas-feiras
Chamada Global Contra a Pobreza
Porque nem só de fins de semana cheios de sol vivemos, porque convem não esquecer que fazemos parte de um todo!
Etiquetas: preocupações
Antonio Banderas
Foi a última vez que vos dei pistas, pronto! Vocês são incríveis, têm os jeitosos todos debaixo de olho, mas reconheçam eu também facilito a coisa. Desta vez então, bastava lembrarem-se da minha viragem para Espanha, ehehe... ando mesmo numa de re-descobrir os vizinhos ;)
Aqui fica, então, este pedaço latino, acompanhado pela voz de um Juanes latino-americano e pela semi-nossa Nelly Furtado... muito do bairro este post!
A combinar com este olhar de matador ibérico um feitiço de sexta-feira 13 que promete fazer saltar o coração de quem cruzar o nosso caminho. Cliquem na última imagem e verifiquem a magia de cuidarmos de nós mesmas :)
Sejam felizes!
Etiquetas: jeitosos, magia, olhares
Olhares à 5ª...
Ora bem, cá vai mais um par de olhos! E na minha humilde opinião é este olhar matador que torna este jeitoso tão sensual... quem é, quem é?
Etiquetas: jeitosos, olhares
Piadinha do Dia
Cientistas do Porto escavaram 50 metros debaixo da Cidade Invicta e descobriram pequenos pedaços de cobre… e depois de estudar esses pedaços de cobre, chegaram a conclusão que os antigos portistas, há 2500 anos, já tinham uma rede de telefones.
Como é lógico, os Lisboetas não querendo ficar atrás deles, pediram aos seus próprios cientistas que escavassem Lisboa mais fundo. A 100 metros, encontraram pequenos pedaços de cristal que, segundo eles, faziam parte do sistema de fibra óptica que os antigos alfacinhas já tinham há 3500 anos.
Cientistas Alentejanos, após lerem os 2 anteriores estudos, escavaram 150 metros por baixo da Universidade de Évora e... não encontraram nada! Escavaram mais 20 metros e... nada! Então, escavaram 250 metros, no total, e... nada!!!
Concluiram, pois, (com toda a lógica) que os antigos Alentejanos, há mais de 5000 anos... já tinham TELEMÓVEL. PS: Esta veio de uma alentejana como eu! Ehehe... obrigada Élia ;)
Reunião de Família
Levantar cedo, acordar as "crianças", duches à vez, quem usa o secador primeiro, preparar pequenos-almoços, pôr cremes, perfume, xiça que ainda tenho que ir encher o depósito do carro, vestir à pressa enquanto eles comem, sair a correr... auto-estrada, ponte Vasco da Gama, A1, duas horas e tal de caminho até Sever do Vouga - a terra do pai das "crianças".
Opá, que raio de ideia, fazes-me andar este caminho todo quando podia ter ido só até à Figueira da Foz...!
Sever está quase igual, pouca coisa mudou. Da A1 entra-se na A25 em direcção a Albergaria-a-Velha e depois na velha estrada cheia de curvas que, segundo consta, foi projectada por um engenheiro inglês que a tudo respondia yess, yesss e mais yessss. Lá continuam os esses a demonstrá-lo!
E de repente, todos reunidos no Restaurante Vitorino (agora completamente remodelado!), sentados a uma enorme mesa redonda: os miúdos, o pai deles, a ex-sogra, o ex-cunhado, o ex-sobrinho, e eu. O almoço pedido por mim como condição sine qua non para a visita, vitela assada com batatas e arroz de forno, e encomendado com antecedência pela "sogrinha", as conversas a recordar outros almoços no mesmo local, outros tempos comigo e sem mim..., Olha, agora já podemos ir lá passar um fim de semana nas férias do João. Não te importas, pois não?, pois, sei lá, acho que não, por favor tirem-me deste filme, tirem-me este sorriso diplomático da cara e expliquem a esta gente que o facto de estar sózinha não muda nada!
Depois do almoço, visita obrigatória à Cabreia - uma cascata no rio Mau, parceiro do rio Bom e ambos afluentes do Vouga, que com os seus 25 metros de altura é a maior de Portugal e a quarta da Europa - e aos seus recantos de extraordinária beleza natural. Devia ter-me lembrado que o amor pela natureza sempre foi uma das coisas que partilhámos antes de calçar os sapatinhos de salto, mas pronto, nunca me incomodou andar descalça e o local vale o esforço.
Fim do passeio numa pastelaria com água refrescante e um café, juntar coragem à vontade para a viagem de regresso a casa, muitos beijos e adeuses, até outro dia! Pelo caminho uma sensação de dever cumprido e alívio... fila de alguns quilómetros perto da saída para Santarém, música bem alto, dançar e cantar sob os olhares entre a surpresa e a reprovação dos restantes condutores. Zeus me valha, há gente muito mal disposta por essas estradas fora!
E finalmente em casa. A Luna aos saltos, feliz e curiosa pelos cheiros desconhecidos. Cá estamos os quatro de novo, sem presença masculina, sem figura paterna, sem lhe sentir a falta. Um dia com a família alargada é suficiente para percebermos a cumplicidade que cada vez mais nos une. Somos uma família inteira :)
Etiquetas: Brain Storms, goin' somewhere?
Não gosto de médicos?
Pois não, ehehe! Médicos enquanto médicos, claro! Se vou ao médico é porque estou doente, e se não estiver tenho a certeza que eles me vão descobrir qualquer coisa e basicamente é isso.
Não tem nada a ver com as pessoas - a Dra. Manuela Costa, minha médica de família, é uma mulher fantástica; o Dr. Helder Ornelas, pediatra dos meus filhos, é um homem adorável e absolutamente brilhante; o Dr. Joaquim Miguel, que foi meu ginecologista durante 23 anos, trouxe os meus dois filhos ao mundo, diagnosticou o cancro da minha mãe, e que considero um amigo muito querido, é um dos homens mais competentes (além de atraente!) que conheço.
E menciono apenas estes 3 para não me alongar demasiado. Admiro neles a vocação, a dedicação, a permanente disponibilidade. São seres humanos extraordinários!
Por outro lado adoro séries com médicos. Vejo e revejo os episódios de ER com verdadeira devoção. É provavelmente a melhor série passada em ambiente hospitalar de sempre. Também vejo House MD e sou fã incondicional da sua irreverência. E tenho pena de não ter acesso ao Fox Life para ver Grey's Anatomy...
Diz-me o meu amigo Javier (aliás Dr. Javier Perales!) que estas séries nem sempre são muito realistas. Na opinião dele, House MD é até impraticável, mais que não seja pela despesa que representaria ter uma equipa de médicos a tratar um doente de cada vez. Embora ele também seja fã ;)
Seja como for, realista ou não, quem pode resistir ao charme destes médicos*?
Mais ainda, como resistir ao charme de um médico bem real que re-entrou na minha vida após anos de afastamento e que todos os dias me faz acreditar que o sol e todas as estrelas brilham por mim?
* Noah Wyle e Goran Visnjic, respectivamente Drs. John Carter e Luka Kovac em ER.
Etiquetas: Brain Storms, jeitosos
Ben Affleck
Ainda não foi desta que vos apanhei. Estão em todas, aliás, em todos! É que não vos escapa umzinho. Que amigas tão cheias de paixão, ehehe... aí vai o folar desta Páscoa, e cuidado, aproveitem hoje que amanhã não se pode comer carne!
34 aninhos de brilho, para o nosso herói de Armageddon, Pearl Harbour ou Daredevil! Não fosse ele Leão... adoro a covinha no queixo, até apetece um grrraauuu, ehehe!
Mais Ben, para as fans, aqui.
Etiquetas: jeitosos